sexta-feira, 13 de julho de 2007

CLARICE LISPECTOR - FRASES

"Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome"

(Perto do Coração Selvagem)

Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato...
Ou toca, ou não toca.

Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada.

Eu não sou promíscua. Mas sou caleidoscópica: fascinam-me as minhas mutações faiscantes que aqui caleidoscopicamente registro.

Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento.

Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós.

Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil."

"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam." (A Hora da Estrela)

Mas tenho medo do que é novo e tenho medo de viver o que não entendo - quero sempre ter a garantia de pelo menos estar pensando que entendo, não sei me entregar à desorientação

"...estou procurando, estou procurando. Estou tentando me entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda.

"E se me achar esquisita,
respeite também.
até eu fui obrigada a me respeitar

Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas.

Brasília…Uma prisão ao ar livre.

É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo

O que verdadeiramente somos é aquilo que o impossível cria em nós."

Porque há o direito ao grito.
então eu grito."

Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalh0

Nenhum comentário: