quinta-feira, 11 de setembro de 2008

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA!

A violência psicológica consiste em um comportamento agressivo não-físico, que rejeita, deprecia ou desrespeita a vítima. É a mais silenciosa entre as formas de violência e não deixa marcas visíveis, por isso, é a mais difícil de ser descoberta e a menos comentada pela mídia, segundo a psicóloga e psicoterapeuta familiar Cláudia Moraes.

As psicólogas, com base nesse entendimento, destacam a importância de identificar as violências sutis que ainda se encontram em estágio embrionário.

E dados das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) do Estado de São Paulo mostram que a segunda maior queixa é o crime de ameaça, tipo de violência psicológica que amedronta e inquieta a vítima.


A violência psicológica, emocional ou moral é muitas vezes "sutil" isto é, leve, mansa, hábil, mesmo assim, não deixa de ser "violência" e abala o emocional da mulher.

Conseqüências

Em adultos - de acordo com a diretora do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública, Mônica de Melo - ansiedade, depressão, disfunções sexuais e transtornos de alimentação já foram relatados por especialistas.

Segundo Luciane, Elza e Sandra, por não deixar marcas físicas, a violência psicológica dificilmente é percebida. Os insultos, a humilhação e a desvalorização do indivíduo são alguns dos exemplos. A vergonha e o medo - o agressor, na meioria das vezes, faz ameaças - calam a vítima. Mas, uma vez que o caso seja descoberto, a pessoa agredida precisará de cuidado terapêutico e do apoio dos que estão mais próximos.

Nenhum comentário: